As informações e estudos sobre o desmatamento e incêndios florestais realizados pelo FIP Monitoramento Cerrado são dados oficiais do governo e contribuem para formulação e implementação de políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal. Fornecem subsídios importantes na elaboração de projetos e para captação de recursos que promovem o desenvolvimento sustentável do cerrado. 

Entre as ações que contribuíram com práticas sustentáveis e redução de emissões em 2019, as principais são: 

  • · Conclusão e divulgação dos dados de desmatamento pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

  • · Desenvolvimento da plataforma DPAT (buscar detalhes) (Deforestation Polygon Assessment Tool) para avaliação dos dados de desmatamento, feita pela UFG (Universidade Federal do Goiás)

  • · Desenvolvimento e aprimoramento do sistema de informação de risco de fogo do INPE e do modelo de espalhamento do fogo da UFMG e operacionalização do Sistema INPE-EM (INPE Emissões). 

  • · Eventos de capacitação com parceiros do Projeto

 

Participação em eventos, como: 

MundoGeo Connect, São Paulo (SP)

Congresso Mundial da IUFRO 2019 (International Union of Forest Research Organizations) em Curitiba (PR), que ocorreu pela primeira vez na América Latina e onde o Banco Mundial realizou o side event denominado FIP in Brazil – Creating partnerships to promote sustainable management on the Cerrado Biome

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Brasília (DF)