O que é FIP Monitoramento Cerrado?
O FIP Monitoramento Cerrado é um projeto que promove o desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios e monitora a cobertura vegetal do Cerrado Brasileiro.
Publicado em: 16/09/2020 03:25
O FIP Monitoramento Cerrado é um projeto que promove o desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios e monitora a cobertura vegetal do Cerrado Brasileiro.
– Aumentar a capacidade institucional do Brasil de monitorar o desmatamento;
– Fornecer informações sobre riscos de incêndios florestais;
– Estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) associadas aos incêndios florestais no Cerrado.
O FIP Monitoramento Cerrado é financiado por doações do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).
O FIP Monitoramento Cerrado é executado em cooperação técnica e gerencial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os três componentes do Projeto FIP Monitoramento Cerrado são:
1) Monitoramento do desmatamento (com o INPE e UFG);
2) Sistemas de informação sobre risco de incêndios florestais e estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) (com o INPE e UFMG);
3) Gestão, monitoramento e avaliação do Projeto (com MCTI e FUNDEP).
O FIP Monitoramento Cerrado dispõe de um conjunto de ferramentas desenvolvidas pelos executores do projeto que monitoram o bioma por meio de imagens via satélite. O projeto também criou um modelo que permite calcular o espalhamento do fogo.
As informações e estudos sobre o desmatamento e incêndios florestais realizados pelo FIP Monitoramento Cerrado são dados oficiais do governo e contribuem para formulação e implementação de políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal. Além disso, fornecem subsídios importantes na elaboração de projetos e para captação de recursos que promovem o desenvolvimento sustentável do cerrado.