A live “Descubra como Utilizar as Ferramentas e os Dados de Monitoramento do Cerrado”, que aconteceu nesta terça (13), foi acompanhada por mais de 400 pessoas. O evento online contou com a participação de pesquisadores do projeto FIP Monitoramento Cerrado, que explicaram como são coletadas e aplicadas as informações referentes ao monitoramento do bioma.  

Para o pesquisador do INPE e coordenador técnico do FIP Monitoramento Cerrado, Jean Ometto, o Brasil tem avançado no domínio tecnológico e na coleta de dados geográficos, e o projeto contribui com o desenvolvimento de ferramentas e na distribuição de informações públicas para auxiliar a gestão pública do território nacional. “O projeto Monitoramento Cerrado é uma grande integração entre instituições que trabalham em prol do planejamento territorial e da utilização consciente dos recursos naturais do país”, disse ele. 

Assista ao vídeo da live logo abaixo

Políticas públicas e oficinas

Em parceria com a MundoGeo, plataforma especializada em geotecnologias, a live desta terça foi uma prévia do Workshop que acontece entre os dias 27 e 29 de abril e vai apresentar os dados, a metodologia e a aplicação das informações contidas nas ferramentas e sistemas utilizados no Brasil para o monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.

Online e gratuito, o workshop vai mostrar o trabalho de monitoramento do desmatamento e as ferramentas de simulação de propagação do fogo desenvolvidas pelo projeto FIP Monitoramento Cerrado que auxiliam o país na prevenção de riscos de queimadas, assim como no cálculo das estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). 

O evento também vai apresentar as principais políticas públicas para o monitoramento do Cerrado no país; exemplos de como alguns municípios utilizam as ferramentas para controlar áreas preservadas e terras agrícolas; a experiência dos brigadistas no controle de focos de incêndio em reservas naturais; e, ainda, vai oferecer oficinas virtuais para capacitação sobre as funcionalidades e o uso das ferramentas. 

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 14 de abril no site do FIP Monitoramento Cerrado, assim como a programação completa. 

Workshop Monitoramento do Cerrado

Dia: 27, 28 e 29/04

Horário: 10h às 12h e das 14 às 17h

Inscrições: em breve aqui no site do FIP Monitoramento