O FIP Monitoramento Cerrado encerra suas atividades no final de dezembro, após quatro anos e meio de ações que envolveram diversas instituições em prol do bioma. Os pesquisadores e representantes dos órgãos que contribuíram com a iniciativa se reuniram em Brasília na quinta-feira (16) para apresentar o legado do Projeto.

O FIP Monitoramento Cerrado se mostrou de alta relevância científica e institucional e de retorno à sociedade, seja pela capacitação ou pela disponibilização de informações sobre o Cerrado. Financiado por doações do Fundos de Investimento do Clima (CIF), por meio do Banco Mundial, à Fundep, o Projeto é executado em cooperação técnica e gerencial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações (MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A iniciativa trouxe em suas diversas frentes ferramentas, que envolveram ciência e tecnologia de ponta de maneira integrada em múltiplas atividades, para mapear, modelar e criar processos associados à mudanças do uso do solo e ao uso de recursos naturais do bioma, como desmatamento, queimadas, dinâmica de alterações de uso do solo, emissão de gases do efeito estufa.

De acordo com o coordenador técnico e pesquisador do Inpe, Jean Ometto, “o Projeto franqueou a competência da ciência nacional e na importância de levantamento de dados sólidos e robustos, que se constituem em uma base crucial para a tomada de decisões”. 

O tecnologista do Inpe, Claudio Almeida, conta que o Projeto passou por vários momentos de superação, mas que o resultado é compensador. “Estamos lutando para continuar com o Projeto, mas já cumprimos a missão de fortalecer o conhecimento do País”, disse Almeida.

Para a especialista ambiental sênior do Banco Mundial, Bernadete Lange, o Projeto é um sucesso. “Conseguimos terminar entregando o que se propôs e temos orgulho”, disse. Ela destacou o envolvimento direto de mais de 100 pesquisadores e o legado de dados, informação, capacitação de pessoal para sair do “eu acho que” e fazer ciência.

Resultados

A cada um real investido no FIP Monitoramento Cerrado, mais do que cinco retornaram para a sociedade e para o meio ambiente. A capacidade de redução de riscos socioambientais e climáticos ficou 89% maior com o Projeto e a facilidade para levantar e disponibilizar dados e informações atualizados é 79% maior com a iniciativa.

Veja aqui mais resultados do Projeto.

E também confira aqui o Sumário Executivo com um balanço do Projeto.

Assista na íntegra o evento de encerramento do FIP Monitoramento Cerrado:



Confira fotos do evento de encerramento do FIP Monitoramento Cerrado: