O conjunto de ferramentas disponíveis na web, construídas e mantidas online no contexto do Projeto FIP Monitoramento possuem alto índice de visitação, consulta e download. 

A iniciativa é um caso de sucesso na produção de conhecimentos técnico/científico com grande contribuição na agenda de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, com capacidade de geração e oferta de informações sobre toda a extensão do bioma do Cerrado. 

Segue a lista de ferramentas desenvolvidas:

Terra Brasilis: 

O portal TerraBrasilis é uma plataforma desenvolvida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para fornecer acesso, consulta, análise e disseminação de dados espaciais gerados por programas governamentais de monitoramento ambiental, como PRODES e DETER. 

A plataforma oferece um serviço seguindo padrões internacionais interoperáveis de dados espaciais e as especificações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), o que permite que qualquer pessoa interaja com mapas sem exigir mais conhecimento.

O TerraBrasilis permite a visualização e análise de dados espaciais em diferentes tecnologias e fornece um painel interativo no qual os usuários podem entrar em contato com vários tipos de gráficos que resumem as informações produzidas, facilitando sua compreensão.

Link: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/

Cerrado DPAT

O Cerrado DPAT (Deforestation Polygon Assessment Tool) é uma ferramenta online e gratuita para que gestores, pesquisadores e toda a sociedade adquiram informações sobre o bioma, especialmente sobre as características do desmatamento e as áreas naturais mais susceptíveis ao desmatamento.

Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos (relativos ao clima e ao solo), fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado.

Na plataforma o usuário visualiza as áreas de vegetação naturais mais susceptíveis ao desmatamento, assim como verifica a presença e distância de desmatamentos em relação à Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Quilombos e Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade.

Link: https://www.cerradodpat.ufg.br

Programa Queimadas

Ocorrência do Fogo na Vegetação é o tema do portal Programa Queimadas, desenvolvido no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele inclui o monitoramento operacional de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por satélites, e o cálculo e previsão do risco de fogo da vegetação.

Os dados para a América do Sul e a Central, África e Europa são atualizados a cada três horas, todos os dias do ano. O acesso às informações é livre e inclui várias figuras, tabelas e gráficos.

Link: http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal

Sistema de risco de espalhamento de fogo

O modelo de ignição e espalhamento de fogo para o Cerrado foi desenvolvido pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR-UFMG). Os principais produtos desenvolvidos são: modelo de espalhamento do fogo, mapas de combustível (vegetação seca), modelos de dinâmica da vegetação seca do Cerrado, modelos probabilísticos de simulação do fogo, e mapas de risco de incêndio. A interface online monitora os parques nacionais Serra do Cipó, Serra da Canastra e Chapada dos Veadeiros e para todo o Cerrado. 

Link: https://csr.ufmg.br/fipcerrado/pt/

Sistema de estimativa de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Adaptação do sistema de estimativa de emissões de GEE do INPE para o Cerrado – INPE – http://inpe-em.ccst.inpe.br